Eventos Civis: a festa de quinze anos

6 de dezembro de 2011 at 16:56 5 comentários

Os diversos detalhes

Durante a época Vitoriana, período de 1837 até 1901, em que a rainha Vitória governou o Reino Unido, as jovens eram resguardadas em seus lares até os 18 anos, quando eram apresentadas à sociedade. A festa que introduzia as moças na sociedade funcionava como uma “estreia” na vida social daquelas que já estavam na idade de casar. Vários rapazes eram convidados para que a jovem tivesse a oportunidade de dançar. Hoje em dia, as moças começam a frequentar a sociedade muito cedo, deixando de lado a linha divisória que demarcava o início dessa vida social. As “festas de debutantes” ou “festas de quinze anos” passaram à categoria de festas de aniversário, só que mais bonitas, porque o aniversário em si é mais bonito.

A autora Martha Calderaro nos alerta para o fato de essas festas não obedecerem a formalidades.  Seguem-se os usos e modismos de cada época: tanto pode ser uma festa com danças como um jantar à americana servido a amigos selecionados. Como a própria Calderaro afirma, o importante mesmo é o vestido novo da aniversariante, o bolo de aniversário com as quinze velas e o champagne para a comemoração.

Abaixo foram listados alguns detalhes pertinentes à organização da festa, retirados da obra “Etiqueta e boas maneiras”, da autora já citada.

 Convites

Os convites para a missa de aniversário (caso haja) e para a festa podem ser feitos no mesmo cartão. O horário da missa deve ser previamente estudado para atender à conveniência dos pais e convidados. O prazo para expedir os convites para uma festa maior deve ser sempre superior a vinte dias.  Já para uma festa íntima, uma semana de antecedência é suficiente. Os convites podem ser redigidos em termos modernos já que não há motivos para formalidades, é uma festa pelo gosto da festa. Os pais da aniversariante também podem optar por convidar seus amigos para um uísque enquanto os jovens “aproveitam a festa”. Esses convites devem ser feitos informalmente por telefone.

 Vestido

O vestido da aniversariante deve ser um vestido típico de festas convencionais de 15 anos, leve, e em cor bem clara.

 Souvenirs

É de costume que a aniversariante ofereça uma lembrança às amigas para que guardem a data e da festa. Não são necessários presentes caros, mas sim lembrancinhas.

 Missa

Não há um protocolo para a entrada na igreja. A aniversariante deve entrar sozinha, seguida por seus irmãos e pelos pais. Como ainda não é um casamento, não há um ritual a se seguir.

 Valsa

Caso haja baile, é de praxe que se dance a valsa da meia-noite. A aniversariante inicia a dança guiada inicialmente por seu pai, depois pelos parentes mais velhos, irmãos e padrinho, até terminar com o namorado. Daí em diante os demais convidados também se juntam à dança. Algumas meninas também optam por apagar quinze velas trazidas por quinze amigas que se posicionam em torno da pista de dança, acompanhadas por seus pares.

 Débora Galindo

CCunha: Muito bom. Eu gostaria de saber a sua opinião de futura Relações Públicas sobre essas dicas da Martha Calderaro.

Entry filed under: 03-Eventos Civis.

Eventos Civis : a excursão Eventos Civis: as bodas

5 Comentários Add your own

  • 1. wbyracy  |  15 de dezembro de 2011 às 17:44

    Voce acertou em cheio ao escolher as dicas da Martha Calderaro, é um livro que encontra-se sempre esgotado, taí um guia pratico e rapido pra sair-se bem numa festa de quinze anos.

    Responder
  • 2. Geisa Santos de Lima  |  15 de dezembro de 2011 às 20:44

    Gostei muito do seu post Débora.Trouxe uma contextualização,trazendo um pouco do contexto histórico desse evento.Achei bastante interessante o texto.As dicas também são muito úteis.Acho que é de grande ajuda pra quem pretende realizar um evento como esse,tão importante na vida de muitas jovens.

    Responder
  • 3. Débora Lopes  |  19 de dezembro de 2011 às 10:32

    Concordo com a Martha Calderaro na sugestão de se seguir os costumes de cada época. Os aspectos tradicionais são importantes claro, mas quem irá organizar a festa não deve se prender somente a eles, mas também optar pelo que está na moda atualmente. Isso sem dúvida irá contribuir para tornar a celebração mais “a cara” da aniversariante. Essa liberdade nas escolhas dos detalhes de uma festa de debutantes é que dá um toque especial à data. Certa vez, fui à uma festa de 15 anos em que a aniversariante ao invés de dançar a valsa à meia-noite, dançou uma música de forró. Foi muito muito criativo e apropriado da parte da debutante porque ela já fazia aulas de forró há bastante tempo e sempre declarou adorar o ritmo, e nós convidados tínhamos ciência disso. A escolha deu um toque bem pessoal á ocasião. É aí que entra nossa capacidade como RP’s em saber adequar o evento ao público em questão.

    Responder
  • 4. Vanessa Lira  |  22 de dezembro de 2011 às 12:24

    Tudo bem que existe tradição, regras, mas acredito que hoje o “Baile de Quinze Anos” já perdeu um pouco o sentido, já que não há mais necessidade de se apresentar a menina pra sociedade. Isso vai mais da escolha tanto da menina quanto da família. Acredito que a decoração e o tema também é muito relativo.

    Responder
  • 5. Renato Gomes  |  25 de dezembro de 2011 às 19:51

    Assim como Vanessa Lira salientou, missas para a comemoração de 15 anos estão sendo pouco comuns. Este tipo de evento está se tornando mais uma festa da qual somente a tradição da valsa da meia noite está sendo preservada.

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo

Este é um blog acadêmico sobre eventos. Se você quiser colaborar, escreva para a autora em cristina_cunha@terra.com.br e apresente-se.
Saiba como funciona.
Cristina Cunha

Categorias

!-Não categorizados 'A-Definição e Estruturação (PFOA) 'B-Checklist 'C-Roteiro do Evento 'D-Plano de Divulgação e Motivação 'E-Plano de Avaliações 'F-Planejamento Financeiro 'G-Proposta de patrocínio ou apoio 'H-Plano de Ações e Cronograma 'I-Planos de trabalho 'J-Projeto de Fundamentação 'K-Pré-evento 'L-Implantação do Evento 'M-Execução do Evento 'N-Desmonte do Evento 'O-Pós-evento 01-História dos Eventos 02-Eventos Castrenses 03-Eventos Civis 04-Eventos Competitivos 05-Eventos Dialógicos 06-Eventos Eclesiásticos 07-Eventos Empresariais 08-Eventos Expositivos 09-Espetáculos 10-Eventos Homenageantes 11-Eventos Palatáveis 12-Eventos Políticos 13-Eventos Policiais não castrenses 14-Eventos Sociais 15-Como elaborar contratos 16-Como conseguir parcerias 17-Propostas de eventos a clientes 18-Patrocínio X apoio x parceria 19-Cerimonialista X Mestre de Cerimônias x Apresentador 20-Mediador X Coordenador de mesa 21-Cerimonial X Protocolo 22-Precedência - leis e bom-senso 23-Protocolo Civil 24-Protocolo Eclesiástico 25-Protocolo Castrense 26-Protocolo Universitário 27-Imprevistos usuais com Autoridades 28-Bandeira, Hino e outros Símbolos Nacionais 29-Convites e outros instrumentos escritos 30-Cumprimentos e Apresentações 31-Conversação semiformal 32-Discursos e pronunciamentos 33-Insígnias e emblemas condecorativos 34-Elegância nos Trajes 35-Elegância nas Atitudes - os convidados 36-Elegância nas Atitudes - o anfitrião 37-Coordenação do evento 38-Eventos passo a passo 39-Necessidades e oportunidades 40-Temas e subtemas 41-Públicos de interesse 42-Objetivos e resultados 43-Eventos e subeventos 44-Metodologia do evento escolhido 45-Definições iniciais: data, horário, local 46-Estimativa de custos 47-Projeto financeiro 48-Ordens de serviço 49-Material específico e brindes 50-Foto/filmagem 51-Alimentação: comida e bebida 52-Sinalização dos ambientes 53-Estacionamento para visitantes 54-Policiamento ou Segurança 55-Ambiente principal 56-Ambientes de apoio 57-Pessoal contratado ou envolvido 58-Precedência - Acomodação das autoridades 59-Acidentes em eventos 60-EVBlog - Evento Virtual Blog