Eventos Civis: as bodas

6 de dezembro de 2011 at 16:58 5 comentários

 Boda é um evento civil ou religioso, que celebra o casamento.  A palavra boda vem do latim vota (promessas), que refere-se ao fato de fazer os votos matrimoniais. Para marcar cada um desses eventos, associa-se a cada data de bodas algum material que as represente. As bodas de prata (25 anos) marcam a primeira das grandes bodas e é muito representativa como marco de estabilidade na vida do casal. Tanto na comemoração desta boda, como na das seguintes, deve haver um certo grau de  formalismo no tocante à tradição. No entanto, esse formalismo não deve prejudicar a espontaneidade e alegria da festa.

Abaixo estão listados alguns detalhes pertinentes à ocasião segundo a etiqueta, informações que estão contidas na obra “Etiqueta e boas maneiras”, de Martha Calderaro.

 Alianças

As alianças das bodas de prata costumam ser confeccionadas em ouro branco, sobre o qual são cinzeladas folhas de hera, símbolo da fidelidade. As alianças das bodas de ouro são executadas em ouro, ligeiramente mais grossas. No topo recebem uma camada superposta em ouro de tonalidade diferente, na qual também são gravadas folhas de hera. As demais bodas não exigem troca de alianças, podem ser comemoradas com uma nova aliança de diamantes, um solitário ou um anel com a pedra que dá nome à boda.

 Convites

Os convites são feitos em nome dos filhos. Eles é que oferecem a festa e organizam a recepção. A eles cabe receber os convidados e fazer as honras da festa, sendo os pais os homenageados da data.

Os convites devem ser feitos em papel branco, tipo opaline. As dimensões variam de acordo com o gosto pessoal. A disposição é a seguinte: no alto, em letras destacadas, os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família. Segue-se um espaço razoável, vindo então o convite propriamente dito: convidam para a cerimônia de bodas de ___ de seus pais. Dia, hora e local da missa em seguida. Bem mais abaixo, à esquerda, os dizeres: Recepção na Rua __, número __. Os convites devem ser enviados com antecedência de três semanas a um mês.

 Trajes

Não existem trajes especiais para as bodas. O que se exige é que todos estejam elegantemente vestidos, de acordo com a solenidade do ato. Para o marido, o indicado é o terno escuro, camisa finíssima e gravata de bom gosto, não necessariamente séria. Sapatos e meias preferencialmente pretos. Para o homem, este é o traje correto para qualquer boda. Para as mulheres, recomenda-se o uso de chapéu, mas é um detalhe opcional. Nas bodas de ouro, as cores claras são mais indicadas. Se for do gosto da esposa, esta pode optar por tecidos leves ou rendas em lugar dos vestidos pesados.

 Cortejo (da missa)

O cortejo obedece à tradição: o casal entra de braços dados, unidos como durante todo o casamento. Quanto à precedência na hora da entrada dos convidados, o correto é dedicar maior consideração aos parentes mais velhos.

 Cumprimentos

Os cumprimentos numa festa de bodas não são recebidos na Igreja, e sim no local da recepção. Motivo: todos os convidados para a cerimônia devem ser convidados para a recepção, onde terão tempo e oportunidade para cumprimentos mais efusivos sem os inconvenientes da pressa e de filas na Igreja.

 Recepção

A recepção pode ser oferecida tanto em casa, como num clube ou outro local escolhido pela família. Um coquetel é uma boa indicação. Servem-se aperitivos variados, acompanhados de canapés e salgadinhos. Um bom uísque é indispensável. E, para fechar com chave de ouro, o buffet completo, que deve conter um peru tradicional, lagosta, gelatina, saladas, ou qualquer outra especialidade que seja da preferência da família. Como sobremesas, indicam-se as frias e geladas se for verão, e algo mais elaborado caso seja inverno. E, é claro, o champagne para a comemoração e um bolo clássico discreto.

Sem dúvida, a comemoração das bodas deve possuir um toque formal. A própria definicação da palavra casamento (ato de casar, união legítima entre homem e mulher) reforça esse caráter solene. No entanto, como a própria Calderaro defende, esse formalismo não deve atrapalhar a espontaneidade dessa celebração tão especial da força simbólica da promessa de um casal.

Débora Galindo

CCunha: Boas dicas da Martha Calderaro.

About these ads

Entry filed under: 03-Eventos Civis. Tags: .

Eventos Civis: a festa de quinze anos Apresentação da proposta de eventos a clientes

5 Comentários Add your own

  • 1. Marcelo Brandão  |  10 de dezembro de 2011 às 13:44

    Gostei muito deste post!
    Os pais sempre merecem este tipo de homenagem por tudo o que fazem pelos filhos. É uma pena conhecer mais a fundo este assunto somente agora que meus pais já completaram 27 anos de casados. (Graças a Deus).
    Aproveitando esta deixa, será que se poderia realizar as bodas de prata mesmo que a data de 25 anos de casados já tenha passado?
    Para o caso de não mais poder realizar este feito, é possível realizar as bodas de ouro sem que tenha acontecido as de prata?
    Qual a relação da cor prateado com o evento? Ela deve aparecer na decoração?

    Aguardo respostas…

    Resposta
  • 2. Débora Lopes  |  13 de dezembro de 2011 às 10:25

    Eu não conheço uma regra que proíba a comemoração mesmo que a data já tenha passado, Marcelo. Acho que é mais uma questão de vontade do casal do que de etique propriamente dita. E para celebrar as bodas de ouro não é necessário que se tenha comemorado as de prata.
    Ja a ligação das bodas de 25 anos com a cor prateada vem de uma tradição da Alemanha, onde era costume que um povoado oferecesse uma coroa de prata aos casais que fizessem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que chegassem aos 50. Com o passar do tempo, o número de “símbolos” associados a cada aniversário de casamento aumentou. Para cada aniversário, os presentes/elementos de decoraçãos são de diversos materiais diferentes, que vão dos mais frágeis aos mais fortes conforme a progressão do número de anos do casal, simbolicamente representando o aumento da resistência da relação.
    A respectiva cor de cada boda deve aparecer sim na decoração, mas em detalhes como frisos de pratos, toalhas de mesa, formas de doces e enfeites do bolo. Especificamente nas bodas de prata ou de ouro, a cor em questão também deve ser respresentada nas alianças do casal e nos presentes dos convidados.

    Resposta
  • 3. Carolina Jaqueira  |  25 de dezembro de 2011 às 10:17

    27 anos de casamento = bodas de crisopázio

    Crisopázio uma pedra verde muito lidinha que basicamente é formada da variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino.

    Fica a sugestão para você Marcelo, que tal uma surpresa para seus pais?

    Originalidade na certa!!

    Resposta
  • 4. Vanessa Mazzafera  |  26 de dezembro de 2011 às 21:07

    Achei interessantíssimo esse post, principalmente porque hoje em dia é muito raro um casal chegar às bodas de prata, e as de ouro então, nem se fala…
    Gostaria de saber como os convidados deverão presentear os homenageados, já que em um casamento geralmente os presentes são para a casa nova, o que não é o caso de uma relação de 25 anos.
    Ah… e se os noivos não tiverem filhos, podem realizar a festa assim mesmo ou outra pessoa seria indicada para substituí-los?

    Resposta
  • 5. Vanessa Falcão  |  26 de dezembro de 2011 às 22:20

    Gente, que post interessante! Desconhecia quase tudo o que acabei de ler, principalmente o fato de a festa ser oferecida pelos filhos. Ano que vem meus pais fazem 25 anos de casados. Se eles quiserem comemorar com uma festa, com certeza voltarei a ler esse post.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo

Este é um blog acadêmico sobre eventos. Se você quiser colaborar, escreva para a autora em cristina_cunha@terra.com.br e apresente-se.
Saiba como funciona.
Cristina Cunha

Categorias

!-Não categorizados 'A-Definição e Estruturação (PFOA) 'B-Checklist 'C-Roteiro do Evento 'D-Plano de Divulgação e Motivação 'E-Plano de Avaliações 'F-Planejamento Financeiro 'G-Proposta de patrocínio ou apoio 'H-Plano de Ações e Cronograma 'I-Planos de trabalho 'J-Projeto de Fundamentação 'K-Pré-evento 'L-Implantação do Evento 'M-Execução do Evento 'N-Desmonte do Evento 'O-Pós-evento 01-História dos Eventos 02-Eventos Castrenses 03-Eventos Civis 04-Eventos Competitivos 05-Eventos Dialógicos 06-Eventos Eclesiásticos 07-Eventos Empresariais 08-Eventos Expositivos 09-Espetáculos 10-Eventos Homenageantes 11-Eventos Palatáveis 12-Eventos Políticos 13-Eventos Policiais não castrenses 14-Eventos Sociais 15-Como elaborar contratos 16-Como conseguir parcerias 17-Propostas de eventos a clientes 18-Patrocínio X apoio x parceria 19-Cerimonialista X Mestre de Cerimônias x Apresentador 20-Mediador X Coordenador de mesa 21-Cerimonial X Protocolo 22-Precedência - leis e bom-senso 23-Protocolo Civil 24-Protocolo Eclesiástico 25-Protocolo Castrense 26-Protocolo Universitário 27-Imprevistos usuais com Autoridades 28-Bandeira, Hino e outros Símbolos Nacionais 29-Convites e outros instrumentos escritos 30-Cumprimentos e Apresentações 31-Conversação semiformal 32-Discursos e pronunciamentos 33-Insígnias e emblemas condecorativos 34-Elegância nos Trajes 35-Elegância nas Atitudes - os convidados 36-Elegância nas Atitudes - o anfitrião 37-Coordenação do evento 38-Eventos passo a passo 39-Necessidades e oportunidades 40-Temas e subtemas 41-Públicos de interesse 42-Objetivos e resultados 43-Eventos e subeventos 44-Metodologia do evento escolhido 45-Definições iniciais: data, horário, local 46-Estimativa de custos 47-Projeto financeiro 48-Ordens de serviço 49-Material específico e brindes 50-Foto/filmagem 51-Alimentação: comida e bebida 52-Sinalização dos ambientes 53-Estacionamento para visitantes 54-Policiamento ou Segurança 55-Ambiente principal 56-Ambientes de apoio 57-Pessoal contratado ou envolvido 58-Precedência - Acomodação das autoridades 59-Acidentes em eventos 60-EVBlog - Evento Virtual Blog

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: