Que são exposições? Quais são os objetivos? Qual a duração média?

15 de dezembro de 2011 at 10:59 Deixe um comentário

 Muito se comenta acerca de exposições, entre outros motivos, por apresentar traços semelhantes às feiras. No entanto, há diferenças no cunho daquele evento, sobretudo o porte e a organização.

A principal diferença entre feiras e exposições é que, nestas, as peças seguem uma filosofia global e não existem estandes autônomos. Geralmente exposições atêm-se ao cunho artístico e são promovidos por entidades, empresas ou até mesmo artistas (autônomos ou não).

Na montagem de exposições, geralmente uma galeria de arte ou museu recolhe obras de diversos artistas, de acordo com a temática e objetivo da exposição; executa o planejamento – seguindo uma linha de objetivos -; e expõe. Nem sempre os artistas estão envolvidos diretamente com a venda ou exposição das peças. Os objetivos de uma exposição variam, podendo ir da divulgação do trabalho artístico à venda.

É importante atentar em algumas dicas para ter sucesso nas exposições, como:

- Dispor de uma área adequada para as peças expostas;

- Ter cuidados especiais com as obras de arte (iluminação, temperatura, ambiente);

- Apoio externo (segurança, acesso ao local, disposição física dos objetos, entre outros).

 As durações de exposições variam de acordo com os objetivos de quem as promove e com o cunho do material exposto, por exemplo: uma exposição sobre a representação de um marco na história, pode desfrutar de um destaque e divulgação maiores, com a duração maior ou menor, seguindo uma estratégia que esteja de acordo com o calendário vigente. 

 Vinicius Gericó – @ViniciusGerico

CCunha: Algumas frases com incorreções gramaticais, Vinícius. Porém, o conteúdo está bem explicado.

About these ads

Entry filed under: 08-Eventos Expositivos. Tags: .

Recursos e recomendações para execução de eventos Showcasing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo

Este é um blog acadêmico sobre eventos. Se você quiser colaborar, escreva para a autora em cristina_cunha@terra.com.br e apresente-se.
Saiba como funciona.
Cristina Cunha

Categorias

!-Não categorizados 'A-Definição e Estruturação (PFOA) 'B-Checklist 'C-Roteiro do Evento 'D-Plano de Divulgação e Motivação 'E-Plano de Avaliações 'F-Planejamento Financeiro 'G-Proposta de patrocínio ou apoio 'H-Plano de Ações e Cronograma 'I-Planos de trabalho 'J-Projeto de Fundamentação 'K-Pré-evento 'L-Implantação do Evento 'M-Execução do Evento 'N-Desmonte do Evento 'O-Pós-evento 01-História dos Eventos 02-Eventos Castrenses 03-Eventos Civis 04-Eventos Competitivos 05-Eventos Dialógicos 06-Eventos Eclesiásticos 07-Eventos Empresariais 08-Eventos Expositivos 09-Espetáculos 10-Eventos Homenageantes 11-Eventos Palatáveis 12-Eventos Políticos 13-Eventos Policiais não castrenses 14-Eventos Sociais 15-Como elaborar contratos 16-Como conseguir parcerias 17-Propostas de eventos a clientes 18-Patrocínio X apoio x parceria 19-Cerimonialista X Mestre de Cerimônias x Apresentador 20-Mediador X Coordenador de mesa 21-Cerimonial X Protocolo 22-Precedência - leis e bom-senso 23-Protocolo Civil 24-Protocolo Eclesiástico 25-Protocolo Castrense 26-Protocolo Universitário 27-Imprevistos usuais com Autoridades 28-Bandeira, Hino e outros Símbolos Nacionais 29-Convites e outros instrumentos escritos 30-Cumprimentos e Apresentações 31-Conversação semiformal 32-Discursos e pronunciamentos 33-Insígnias e emblemas condecorativos 34-Elegância nos Trajes 35-Elegância nas Atitudes - os convidados 36-Elegância nas Atitudes - o anfitrião 37-Coordenação do evento 38-Eventos passo a passo 39-Necessidades e oportunidades 40-Temas e subtemas 41-Públicos de interesse 42-Objetivos e resultados 43-Eventos e subeventos 44-Metodologia do evento escolhido 45-Definições iniciais: data, horário, local 46-Estimativa de custos 47-Projeto financeiro 48-Ordens de serviço 49-Material específico e brindes 50-Foto/filmagem 51-Alimentação: comida e bebida 52-Sinalização dos ambientes 53-Estacionamento para visitantes 54-Policiamento ou Segurança 55-Ambiente principal 56-Ambientes de apoio 57-Pessoal contratado ou envolvido 58-Precedência - Acomodação das autoridades 59-Acidentes em eventos 60-EVBlog - Evento Virtual Blog

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: