E o planejamento vira ação…
5 de dezembro de 2011 at 19:09 1 comentário
A aprendizagem, no século XXI, está longe de seguir o antigo método de ver, antes, a teoria, para depois colocar em prática. Crianças se põem à frente do monitor do netbook ligado à Internet e, intuitivamente, vão se apropriando do conhecimento de como funciona aquela máquina faz-tudo. Em festinhas-lá-de-casa, também funciona assim. Entretanto, tudo é bem diferente nos eventos empresariais. Não dá pra aprender fazendo. Quero dizer: em sala de aula, aprendendo a produzir eventos, a melhor metodologia é exatamente aprender-fazendo, ou aprender-simulando. Mas quando a coisa é pra valer, não dá pra improvisar, a não ser quando acontece um problema inesperado.
Já que é assim, o melhor caminho é, após a organização do checklist, elaborar um meticuloso Plano de Ação. Muito bem: agora, é colocar o Plano em prática.
Suponha que, no Plano de Ação, um item seja “contratar Buffet”. Que coisa simples, não é? Você liga, contrata, pronto: por mágica, toda a comida e a bebida estarão perfeitas, no horário exato, no local combinado!!!
Mas… quantos salgados de camarão, mesmo? E… tem certeza de que não vai faltar? Que tipo de vinho? Qual a cor das toalhas? O vinho é branco ou tinto?… E por aí vai! Colocar em prática o plano de ação não é tão simples como ir ao supermercado com as compras planejadas.
Quais seriam os princípios que nos levariam a resolver tantos pequenos problemas? O objetivo do evento, talvez…
E quais seriam esses inúmeros detalhes, que podem transformar tanto trabalho em um enorme fracasso?
Eu começaria arriscando um, pra que você complete: o local do evento é aberto ou fechado? Se for aberto, preciso ter alternativa para uma possível chuva.
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1. Karoline Queiroz | 24 de dezembro de 2011 às 18:54
É de suma importância conseguir estruturar o planejamento de forma à prática fluir da melhor forma possível.