Queijos e vinhos: como combiná-los?

12 de março de 2012 at 13:28 7 comentários

No dia 22 de Março de 2012 às 15 horas, no auditório do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia, será realizada a inauguração do site Curto Sim Salvador, evento exclusivo para os alunos do 6° semestre de Relações Públicas da mesma instituição. A estrutura do buffet do evento será baseada numa recepção com queijos e vinhos, reunião tipicamente realizada à noite, na qual são oferecidos queijos acompanhados pelos vinhos que melhor combinem com o paladar daqueles. Dentre a grande variedade de queijos e vinhos que será oferecida na ocasião, será que você, convidado, se sentirá seguro para optar pela combinação mais adequada? Foi pensando nisso, que eu e os demais responsáveis pelo evento elaboramos este post.

Numa recepção com queijos e vinhos, os queijos devem ser consumidos no decorrer da noite sempre obedecendo a ordem de se iniciar pelos mais suaves e se finalizar com os mais fortes. O ideal é que sejam previstas de três a quatro categorias de queijo para a ocasião. Abaixo seguem as categorias e alguns de seus respectivos queijos:

Suaves: Emmental, saint-paulin, port-salut, brillant-savarin

Meio Picantes: Gouda, brie, cantal, boursin a l’ail

Picantes: Camembert, pont-l’éveque, chèvre

Muito Picantes: Roquefort, chèvre muito seco, vieux coantal, boursin au poivre.

Vale lembrar que os exemplos citados são apenas indicações. O que prevalece é o gosto dos anfitriões e as possibilidades de mercado, sendo que a quantidade de queijo prevista para cada pessoa é de 250g.

Os vinhos por sua vez, seguem o paladar dos queijos. Queijos suaves pedem vinhos tintos leves, queijos mais fermentados pedem um vinho tinto encorpado, e os mais picantes combinam com os vinhos brancos, bem secos. Abaixo listamos algumas combinações entre queijos e vinhos:

Queijo emmental e gruyère: Vinho tinto leve.

Queijo gouda e prato: Vinho tinto fino ou branco seco.

Queijo da Serra da Estrela: Vinho tinto Dão.

Queijo de cabra: Vinho branco seco.

Fonte: CALDERARO, Marta. Etiqueta e boas maneiras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983.

Em nome de todos os demais organizadores do evento, espero ter esclarecido as suas dúvidas de como combinar queijos e vinhos. Solicito a todos os alunos do 6° semestre de Relações Públicas da UNEB que chequem ao longo da próxima semana a seção de comentários deste post, na qual serão postados os nomes dos queijos e vinhos que serão servidos no dia do evento. Bon appetit!

 Débora Galindo

Entry filed under: 11-Eventos Palatáveis.

Bell Marques comete gafe em casamento Projeto de fundamentação – Por que ele é importante

7 Comentários Add your own

  • 1. Larissa  |  12 de março de 2012 às 15:28

    Olá, gostaria de saber qual o traje mais adequado para o evento em questão.

    Responder
  • 2. Débora  |  18 de março de 2012 às 20:07

    Para o evento em questão, o traje solicitado nos convites distribuídos foi passeio.

    Responder
  • 3. Débora  |  18 de março de 2012 às 20:10

    Seguem as demais referências do post:

    1.www.queijosnobrasil.com.br/queijos-e-vinhos.html

    2.www.queijobom.com.br/dicas.html

    3.www.buenavistasc.wordpress.com/category/vinhos/

    4.slide de uma ex- professora da matéria Queijos e Vinhos da Faculdade Visconde de Cairú

    Responder
  • 4. Karoline Queiroz  |  20 de março de 2012 às 21:38

    No evento utilizaremos os queijos:
    Gouda Holandês
    Provolone
    Parmesão

    Além disso, teremos outras opções de degustação, inclusive para os que não comem queijo e derivados.

    Responder
  • 5. Miraildes Mendonça Dória  |  16 de fevereiro de 2014 às 11:04

    A postagem sobre queijos e vinhos trouxe informações técnicas sobre o evento orientando a importância adequada da harmonização, a sequência a ser servida, a quantidade de variações e per capita de queijo.
    Acredito ter aguçado para a grande maioria dos leitores a necessidade de mais informações como a quantidade de vinho por pessoa, a média de custos e onde encontrar a melhor oferta para esses produtos.

    Miraildes Mendonça Dória
    Aluna Pós Graduação em Gestão Estratégica em Relações Públicas

    Responder
    • 6. Cristina Cunha  |  16 de fevereiro de 2014 às 14:24

      C.Cunha: Esperávamos que você nos desse essas informações de quantidade de vinho por pessoa e as outras citadas, Miraildes…

      Responder
      • 7. Miraildes Mendonça Dória  |  16 de fevereiro de 2014 às 15:05

        Tratando-se da quantidade de vinho servida por pessoa, leva-se em consideração o tipo do evento e tipo de vinho.
        Vinho Branco – 1 garrafa para 3 pessoas (almoço ou jantar)
        Vinto Tinto – 1 garrafa para 4 pessoas (almoço ou jantar)
        Se for servido em coquetel recomenda-se 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas .
        Os melhores vinhos são encontrados na França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Argentina, Austrália, Chile e EUA.
        Em Salvador, na Perini e na Casa de Vinhos do Imbuí encontra-se grandes variedades de marcas e tipos de vinho com diversas nacionalidades e bons preços.

        Miraildes Mendonça Dória

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo

Este é um blog acadêmico sobre eventos. Se você quiser colaborar, escreva para a autora em cristina_cunha@terra.com.br e apresente-se.
Saiba como funciona.
Cristina Cunha

Categorias

!-Não categorizados 'A-Definição e Estruturação (PFOA) 'B-Checklist 'C-Roteiro do Evento 'D-Plano de Divulgação e Motivação 'E-Plano de Avaliações 'F-Planejamento Financeiro 'G-Proposta de patrocínio ou apoio 'H-Plano de Ações e Cronograma 'I-Planos de trabalho 'J-Projeto de Fundamentação 'K-Pré-evento 'L-Implantação do Evento 'M-Execução do Evento 'N-Desmonte do Evento 'O-Pós-evento 01-História dos Eventos 02-Eventos Castrenses 03-Eventos Civis 04-Eventos Competitivos 05-Eventos Dialógicos 06-Eventos Eclesiásticos 07-Eventos Empresariais 08-Eventos Expositivos 09-Espetáculos 10-Eventos Homenageantes 11-Eventos Palatáveis 12-Eventos Políticos 13-Eventos Policiais não castrenses 14-Eventos Sociais 15-Como elaborar contratos 16-Como conseguir parcerias 17-Propostas de eventos a clientes 18-Patrocínio X apoio x parceria 19-Cerimonialista X Mestre de Cerimônias x Apresentador 20-Mediador X Coordenador de mesa 21-Cerimonial X Protocolo 22-Precedência - leis e bom-senso 23-Protocolo Civil 24-Protocolo Eclesiástico 25-Protocolo Castrense 26-Protocolo Universitário 27-Imprevistos usuais com Autoridades 28-Bandeira, Hino e outros Símbolos Nacionais 29-Convites e outros instrumentos escritos 30-Cumprimentos e Apresentações 31-Conversação semiformal 32-Discursos e pronunciamentos 33-Insígnias e emblemas condecorativos 34-Elegância nos Trajes 35-Elegância nas Atitudes - os convidados 36-Elegância nas Atitudes - o anfitrião 37-Coordenação do evento 38-Eventos passo a passo 39-Necessidades e oportunidades 40-Temas e subtemas 41-Públicos de interesse 42-Objetivos e resultados 43-Eventos e subeventos 44-Metodologia do evento escolhido 45-Definições iniciais: data, horário, local 46-Estimativa de custos 47-Projeto financeiro 48-Ordens de serviço 49-Material específico e brindes 50-Foto/filmagem 51-Alimentação: comida e bebida 52-Sinalização dos ambientes 53-Estacionamento para visitantes 54-Policiamento ou Segurança 55-Ambiente principal 56-Ambientes de apoio 57-Pessoal contratado ou envolvido 58-Precedência - Acomodação das autoridades 59-Acidentes em eventos 60-EVBlog - Evento Virtual Blog