Projeto de fundamentação – estratégias de desenvolvimento

26 de março de 2012 at 11:11 Deixe um comentário

Como parte do projeto de fundamentação  de um evento, um dos pontos principais é a exposição da estratégia de desenvolvimento. É essa estratégia – ou metodologia – que nos faz presumir o êxito do evento.

Pensar na estratégia de desenvolvimento é determinar como será o evento constituído. Aqui começamos a pensar nos procedimentos que devem ser utilizados no processo do evento: decidir se ele será pago ou gratuito – se for pago, definir se vai haver preço único ou desconto para estudantes, idosos, etc; pensar em informações que, sendo divulgadas, podem aumentar o interesse do público, como a existência de famosos no evento, a discussão de temas polêmicos; pensar também o processo de condução do evento – quem o fará, em qual momento falará; guiar o trabalho de quantas pessoas estiverem envolvidas, direta e indiretamente, na produção do evento em questão.

O último item a ser planejado, ainda no campo das estratégias de desenvolvimento, é o esboço do roteiro do evento. Digo esboço, pois sabemos que, no decorrer dele, alguns imprevistos teimam em acontecer. Estabelece-se o roteiro a partir do horário para início do evento, com a recepção dos convidados – e credenciamento, se houver. Nesse momento é interessante que haja algo para entreter os convidados, como música, vídeo etc. É importante que eles não fiquem entediados enquanto esperam o início do evento, esse é o objetivo.

Conforme o evento, um mestre de cerimônias irá iniciá-lo, dar possíveis advertências (sobre uso de celulares, saídas de emergência etc) e apresentar os convidados. É necessário respeitar o tipo do evento. Se for uma festa, a ideia é que as pessoas conversem, interajam, sem muitas limitações de silêncio. No entanto,  no caso de uma reunião, as coisas ocorrem de maneira diferente: é estritamente importante esperar pela vez de falar, respeitar o ambiente de trabalho e a seriedade que a situação pede. Em uma palestra, o silêncio é igualmente importante, e as pessoas  devem fazer perguntas apenas quando isso lhes for autorizado. Nesse caso, o mestre de cerimônias agradece aos componentes da mesa e direciona os convidados ao coffe-end. Vejam, então, que até mesmo o simples roteiro do evento inclui “estratégias de desenvolvimento”.

Tainan Guimarães

CCunha: As ideias aqui desenvolvidas são da melhor qualidade. No entanto, Tainan, releia, e verá que tive de mudar a redação de diversas partes, para que elas – as ideias – ficassem mais bem ordenadas.

Entry filed under: 'J-Projeto de Fundamentação.

Diferença entre objetivos de um evento e resultados esperados O casamento ou formatura termina, mas o trabalho continua

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem-vindo

Este é um blog acadêmico sobre eventos. Se você quiser colaborar, escreva para a autora em cristina_cunha@terra.com.br e apresente-se.
Saiba como funciona.
Cristina Cunha

Categorias

!-Não categorizados 'A-Definição e Estruturação (PFOA) 'B-Checklist 'C-Roteiro do Evento 'D-Plano de Divulgação e Motivação 'E-Plano de Avaliações 'F-Planejamento Financeiro 'G-Proposta de patrocínio ou apoio 'H-Plano de Ações e Cronograma 'I-Planos de trabalho 'J-Projeto de Fundamentação 'K-Pré-evento 'L-Implantação do Evento 'M-Execução do Evento 'N-Desmonte do Evento 'O-Pós-evento 01-História dos Eventos 02-Eventos Castrenses 03-Eventos Civis 04-Eventos Competitivos 05-Eventos Dialógicos 06-Eventos Eclesiásticos 07-Eventos Empresariais 08-Eventos Expositivos 09-Espetáculos 10-Eventos Homenageantes 11-Eventos Palatáveis 12-Eventos Políticos 13-Eventos Policiais não castrenses 14-Eventos Sociais 15-Como elaborar contratos 16-Como conseguir parcerias 17-Propostas de eventos a clientes 18-Patrocínio X apoio x parceria 19-Cerimonialista X Mestre de Cerimônias x Apresentador 20-Mediador X Coordenador de mesa 21-Cerimonial X Protocolo 22-Precedência - leis e bom-senso 23-Protocolo Civil 24-Protocolo Eclesiástico 25-Protocolo Castrense 26-Protocolo Universitário 27-Imprevistos usuais com Autoridades 28-Bandeira, Hino e outros Símbolos Nacionais 29-Convites e outros instrumentos escritos 30-Cumprimentos e Apresentações 31-Conversação semiformal 32-Discursos e pronunciamentos 33-Insígnias e emblemas condecorativos 34-Elegância nos Trajes 35-Elegância nas Atitudes - os convidados 36-Elegância nas Atitudes - o anfitrião 37-Coordenação do evento 38-Eventos passo a passo 39-Necessidades e oportunidades 40-Temas e subtemas 41-Públicos de interesse 42-Objetivos e resultados 43-Eventos e subeventos 44-Metodologia do evento escolhido 45-Definições iniciais: data, horário, local 46-Estimativa de custos 47-Projeto financeiro 48-Ordens de serviço 49-Material específico e brindes 50-Foto/filmagem 51-Alimentação: comida e bebida 52-Sinalização dos ambientes 53-Estacionamento para visitantes 54-Policiamento ou Segurança 55-Ambiente principal 56-Ambientes de apoio 57-Pessoal contratado ou envolvido 58-Precedência - Acomodação das autoridades 59-Acidentes em eventos 60-EVBlog - Evento Virtual Blog